Caso Maristela Just: duas décadas esperando justiça

Amanhã (12) e na sexta-feira (13), haverá o julgamento do assassinato da estudante universitária Maristela Just pelo seu ex-marido, o comerciante José Ramos Lopes Neto, ocorrido em abril de 1989. São duas décadas de espera por justiça. Nesta quarta-feira, o movimento feminista de Pernambuco deverá realizará panfletagem no Recife e quinta, um ato público intitulado Vigília pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O processo será julgado na 1a. vara do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, onde será submetido a júri popular.

A família de Maristela Just, em especial sua filha, tem articulado apoios via ferramentas digitais como blog e twitter. O assassino da ex-estudante é filho do advogado criminalista Gil Teobaldo. O agressor José Ramos, além de matar Maristela, disparou um tiro na cabeça do filho de 2 anos, o qual tem um lado do corpo paralisado, e um outro no ombro da filha, então com 4 anos. Também deixou baleado o cunhado Ulisses Ferreira Just.

A morte de Maristela aconteceu cinco anos depois do Brasil se tornar signatário da Convenção contra Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw). A definição de discriminação adotada pelo acordo internacional inclui o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Na época, o caso teve repercussão nacional pela brutalidade e pela impunidade. Esperamos que desta vez, justiça seja feita e que, através de um julgamento, realmente comprometido com os direitos humanos e a dignidade das pessoas, a sentença seja condizente com uma espera tão prolongada e vergonhosa.

Para acompanhar o caso:

Blog: http://casomaristelajust.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/casomaristelaju

Anúncios

2 respostas em “Caso Maristela Just: duas décadas esperando justiça

  1. MAIS PQ DEMORO TUDO ISSO EN? PQ O PAI DELE FOI ARRASTANDO O PROCESSO É ISSO?? EU SO LEIGO E NAO ENTENDO NADA DESSAS COISA MAIS EU QUERO ENTENDE PORFAVO ALGUEM ME RESPONDA PQ TB QUE O CASO É TAO FAMOSO? ELES ERA RICO? PQ SE É POBRE O CASO PASSA SO NO CIDADE ALERTA UMA VEZ SÓ E NUNCA MAIS A GENTE FICA SABENO MAIS ESSE AÍ ALEM DE DEMORA TUDO ISSO A JUSTIÇA FICO NA COLA DELE PQ ELE TA SENO JULGAO AGORA NE. ALGUEM ME RESPONDE COMO FUNCIONA ISSO E PQ FOI ASSIM POR FAVO EU TENHO UM INTERESSE PRA SABE PRECISO SABE PRA AJUDA MINHA MAE CREONILDA HEBERALDO DA CIDADE DE CARAPICUIBA-SP . MUITO OBRIGADO. MARCEL HEBERALDO.
    NOSSO E-MAIL É
    cleovivi@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s